O Programa de Pós-graduação em Matemática e Estatística (PPGME), sob responsabilidade do Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN) da Universidade Federal do Pará, tem como base principal, a infra-estrutura física e de recursos humanos das Faculdades de Matemática e de Estatística do referido Instituto.

O PPGME começou em 2004 e tem como área de concentração a Matemática Aplicada e quatro linhas de pesquisa: Métodos Numéricos, Equações Diferenciais Parciais, Estatística e Geometria.

O objetivo central do PPGME é preparar recursos humanos com qualificação para a docência e para a pesquisa em Matemática e Estatística, dando-lhes, desse modo, condições para que possam desempenhar o exercício do magistério superior com maior eficiência e desenvolver, com qualidade, a pesquisa nos diversos ramos do conhecimento matemático.

Na última avaliação trienal 2013 da CAPES (período avaliado: 2011 a 2013), o PPGME obteve nota 4 e formou até a presente data mais de uma centena de alunos, atestando o crescimento da qualidade de seu curso de mestrado e consolidando seu papel de liderança entre os cursos de pós-graduação em Matemática na região Norte. Vale ressaltar que o PPGME é o único da região Amazônica com este conceito.

Nos dias atuais, o PPGME possui Professores permanentes, visitantes e colaboradores, cuja produção científica se reflete em artigos publicados em periódicos de circulação internacional muito bem qualificados no Qualis da CAPES, o que mostra a excelência do grupo. Entretanto a atuação desses Professores não se restringe apenas à pesquisa. Todos se dedicam ao ensino, á orientação  em  vários  níveis  (Iniciação  Científica,  trabalhos  de  Conclusão  de  Curso  de Graduação, monografias de Especialização e dissertações de Mestrado), participações em intercâmbios, organizações de eventos, etc, o que mostra serem componentes engajados em múltiplas atividades.

No ano de 2010, a CAPES aprovou o funcionamento do Curso de Doutorado em Matemática em associação ampla com a UFAM - Universidade Federal do Amazonas. O programa de Doutorado conta com Professores permanentes, colabores e visitantes sediados na UFPA e na UFAM.  Na última avaliação trienal 2013 da CAPES (período avaliado: 2011 a 2013), o Programa de Doutorado obteve nota 4 e formou até a presente data quase uma dezena de  alunos.

Em 2011 o Programa de Pós-Graduação, juntamente com a SBM-Sociedade Brasileira de Matemática ofertou a primeira turma do PROFMAT-Mestrado profissional em matemática.

Temos a expectativa que o curso atenderá uma grande demanda reprimida, colaborando de forma decisiva na consolidação da pesquisa científica na região e na formação de profissionais com qualificação suficiente para proporcionar o desenvolvimento tão almejado pelos amazônidas.