PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E MESTRADO

O Programa de Iniciação Científica e Mestrado - PICME concede a oportunidade de obter bolsas de Iniciação Científica e Mestrado, respectivamente do CNPq e CAPES, aos medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas -OBMEP ou da Olimpíada Brasileira de Matemática - OBM que tenham obtido tal premiação em pelo menos uma das edições de 2005 a 2013 e a futuros medalhistas que estejam regularmente matriculados e cursando graduação em instituições públicas ou privadas de qualquer área de atuação.

O PICME é coordenado pelo IMPA e executado por Programas de Pós-Graduação em Matemática de diversas Universidades espalhadas pelo país entre elas o Programa de Pós Graduação em Matemática e Estatística.

A Universidade Federal do Pará – UFPA, através de seu Programa de Pós-Graduação em Matemática e Estatística - PPGME, é responsável pelo PICME-UFPA, que é coordenado pelo profª. Drª. Rúbia Gonçalves Nascimento e oferecerá aos alunos:

Orientação de Iniciação Científica em Matemática com professores do Departamento de Matemática da UFPA para os alunos da UFPA e  para os alunos de instituições de ensino superior que não possuem programa de pós-graduação em Matemática com PICME, será feito esforços por contatar a colaboração de professor de matemática que oriente o aluno dessa instituição.

Orientação de Mestrado nas áreas da Matemática  pura e aplicada: Equações Diferenciais Parciais, Equações Diferenciais Ordinárias, Métodos Numéricos e Modelagem Matemática.

A concessão de bolsas não é automática, após a secretaria nacional avaliar quais são os candidatos aptos a participar do programa e repassar o número de bolsas concedidas ao PPGME  o coordenador regional do PICME irá avaliar  quais são os candidatos que irão participar do PICME e informar quais são as inscrições deferidas ou indeferidas, a lista dos participantes será divulgada  no site http://www.ppgme.ufpa.br/ após a divulgação do resultado os alunos serão informados. Exceto alunos de cursos de licenciatura ou bacharelado em matemática, os demais alunos quando tiverem sua inscrição deferida  só iniciarão suas atividades após terem completado pelo menos um semestre de suas respectivas graduações, somente com o inicio de suas atividades é que passarão a receber a bolsa IC CNPq.

ALGUMAS DAS OBRIGAÇÕES DOS CANDIDATOS.

Os participantes do PICME devem realizar  o cronograma de atividades que lhes forem passados pelos respectivos orientadores, a concessão das bolsas pode ser suspensa quando o alunos apresentar baixo rendimento ou não realizar os encontros periódicos com o orientador.  Os alunos que não estiverem cursando curso de graduação na área de ciências exatas deveram necessariamente cursar, como ouvintes, duas disciplinas da área de matemática, que serão indicadas ou pelo orientador ou pelo coordenador regional.  Os alunos que  forem da área de ciência exatas podem ser solicitados ou pelo orientador ou coordenador regional a cursarem como ouvintes pelo menos uma disciplina de matemática. Durante o período de  janeiro e  fevereiro os alunos que não estiverem participando de cursos de verão terão suas bolsas suspensas, os pagamentos retornarão somente depois do começo das atividades   com o orientador. Todos os alunos que assistirem aulas como ouvintes deveram necessariamente obter conceito superior ou igual a BOM ( média entre 7,00 e 8,99 ), do contrário estará caracterizado baixo rendimento.

PICME MESTRADO

O medalhista da OBMEP ou OBM que pretende realizar o PICME em nível de Mestrado na UFPA, e que não tiver participado do PICME iniciação científica, deve  fazer sua Inscrição no Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Matemática e ser aprovados no processo seletivo, mesmo que ainda não tenha completado o seu curso de graduação. Os alunos dos PICME que tiverem bolsa de IC podem ser recomendados ao programa de mestrado nos casos a seguir: Rendimento excepcional na Iniciação Científica, com participação mínima de 6 meses na IC o  mérito será julgado pelo coordenador regional, obter nota menor do que ou igual a 7,0 em curso de verão do PPGME ou outro programa de Pós Graduação em Matemática que tenha um conceito CAPES superior ou igual a 4. Mesmo em todos estes casos o Coordenador Regional irá analisar a possibilidades junto à pró reitoria de pesquisa e pós graduação da UFPA para que o aluno seja enquadrado como aluno do PPGME, como aluno regular ou especial, uma vez que o aluno seja vinculado oficialmente ao PPGME o coordenador regional solicitará a CAPES a bolsa de mestrado PICME.

VALOR DAS BOLSAS

Bolsa de Iniciação Científica CNPq = R$ 400,00